Engana-se quem pensa que em Teresina não há nada para fazer! A capital do Piauí tem atrativos, bons passeios e comida de excelente qualidade.
Para quem não conhece, Teresina fica colada ao Estado do Maranhão, separada apenas pelo Rio Parnaíba. Para chegar na cidade vizinha, Timon (MA), basta atravessar uma das duas pontes que fazem a ligação: a Ponte Metálica João Luís Ferreira ou a Ponte da Amizade.
A primeira, aliás, foi inicialmente uma ponte férrea e, hoje, é um atrativo da cidade, tendo sido declarada Patrimônio Cultural Brasileiro pelo IPHAN.
Teresina é banhada por dois rios: o Rio Paranaíba e o Rio Poti.
Pontos Turísticos de Teresina Encontro dos Rios
O Parque Ambiental Encontro dos Rios é um agradável lugar para caminhar, contemplar e almoçar em meio às temperaturas altas da região. Além da belíssima vista do encontro das águas (perceptível pela coloração), é possível comer deliciosos peixes no Restaurante Flutuante, além de comprar produtos locais nas inúmeras barraquinhas por ali.
Logo na entrada do Parque, há uma estátua do lendário Cabeça de Cuia. Reza a tenebrosa lenda que Crispim, um jovem rapaz que morava nas margens do Rio Parnaíba com a sua família, ao chegar para o almoço, foi servido pela sua mãe com uma sopa rala, com ossos, já que ali frequentemente faltava carne. Revoltado, discutiu com a mãe e atirou o osso contra ela, tendo a atingido na cabeça, matando-a. Antes de morrer, sua mãe lhe amaldiçoou a ficar vagando pelo Rio e, com a cabeça enorme no formato de uma cuia, só se libertaria da maldição após devorar sete virgens, de nome Maria.
Com a maldição, Crispim enlouqueceu e correu ao rio Parnaíba, onde se afogou. Seu corpo nunca foi encontrado e, até hoje, algumas pessoas proíbem suas filhas virgens de nome Maria de lavarem roupa ou se banharem nas épocas de cheia do Rio. Alguns moradores da região afirmam que o Cabeça de Cuia, além de procurar as virgens, assassina os banhistas do Rio e tenta virar embarcações.
Pontos Turísticos de Teresina Ponte Estaiada
Cujo principal atrativo é justamente a Ponte Estaiada, projetada em comemoração aos 150 anos da cidade, em 2010. Além de ponto turístico, a ponte desempenha um importante papel na cidade, ligando a região central à região leste, sob o Rio Poti. Nela, é possível subir de elevador panorâmico e ter uma bela vista da cidade entrecortada pelos rios e coberta pelas copas das árvores.
Pontos Turísticos de Teresina Gelateria San Paolo
Além de charmosinha, a Gelateria San Paolo oferece o peculiar sorvete preparado na pedra.
Pontos Turísticos de Teresina Potycabana
Parque Nova Potycabana, onde fica uma placa comemorativa de Teresina, com os dizeres: THE AMO. O parque é super bem cuidado, arborizado e quente!
Pontos Turísticos de Teresina Parque Nacional das Sete Cidades
O misterioso e surpreendente Parque Nacional das Sete Cidades aguarda sua chegada para que o admire e entre em um mundo místico feito totalmente de pedras. Numerosas formações rochosas o levarão a imaginar suas origens em um interessante passeio. É recomendável levar sapatos cômodos que evitam escorregões caso você decida percorrer o parque a pé.
Pontos Turísticos de Teresina Delta do Rio Parnaíba
Para desfrutar um inesquecível dia ao ar livre, aproveitando o sol, o mar, a praia e encantadoras paisagens naturais, nada melhor que conhecer o Delta do Rio Parnaíba. Depois de percorrer cerca de 1485 quilômetros, o Rio Parnaíba desemboca no mar presenteando aos habitantes da região e aos numerosos visitantes um espetáculo impressionantemente belo.
Com mais de 70 ilhas, o delta oferece paisagens quase virgens com uma combinação quase perfeita de um vasto bosque nativo e as mais variadas espécies da fauna endêmica. Numerosas praias, como a Praia de Atalaia ou a Praia do Coqueiro completam um panorama maravilhoso. Nas praias de Macapá e Campo Grande poderá realizar atividades aquáticas como o surfe.
Pontos Turísticos de Teresina Praia Pedra do Sal
Para desfrutar o sol, a areia e o mar, nada melhor que as praias brasileiras. Uma das praias mais belas e exóticas é a Praia da Pedra do Sal, localizada a poucos quilômetros de Teresina. Com oito quilômetros de extensão, está formada por inumeráveis rochas graníticas que invadem o mar e onde se acumula o sal marinho entre suas concavidades. Estas formações rochosas dividem a praia em duas partes: uma pacífica enseada utilizada por pescadores, e uma área de ondas fortes propícias para a prática do surfe e kitesurfe. Sinta a adrenalina ou simplesmente desfrute a tranquilidade que emana do mar.
Pontos Turísticos de Teresina Igreja São Benedito
No coração da cidade o espera uma das mais importantes construções católicas da cidade de Teresina, a Igreja São Benedito. Localizada entre as Praças da Liberdade e São Benedito, este templo é um monumento histórico com uma fachada estilo italiano e torres piramidais de mais de 40 metros de altura, uma cúpula maravilhosamente trabalhada e uma escada de pedra que o convidarão a traspassar os grandes portais e adentrar-se em um universo de paz e contemplação.
Em seu interior, uma estátua de tamanho natural do santo bendiz a sua chegada e te convida à meditação. Os grandes portais de madeira de jacarandá e cedro trabalhados com motivos florais foram nomeados Patrimônio Histórico Nacional. Visite-a como parte de um interessante passeio pelo centro da bela cidade de Teresina.
Pontos Turísticos de Teresina Praça Marechal Deodoro da Fonseca
Conhecida também como Praça da Bandeira, é um amplo e bonito espaço de áreas verdes, rodeado pela Igreja Nossa Senhora do Amparo, Mercado Central, Prefeitura e Palácio da Justiça. A Praça Marechal Deodoro da Fonseca possui um amplo anfiteatro utilizado para a realização de diferentes eventos. Seu arvoredo atrai os jovens apaixonados, turistas, camelô e idosos que desfrutam sua extensa sombra.
Ponte Estaiada Isidoro França.
Uma maravilhosa ponte espera sua visita na zona norte da cidade de Teresina. Com cerca de 363 metros de extensão, seis pistas para carros e duas pistas para bicicletas, une as zonas norte e leste da capital piauiense. Como parte de um magnífico grupo de pontes estaiadas do mundo, é a única que possui um grande mirante em sua própria estrutura, situado no cume do mastro central, uma opção perfeita para obter uma visão panorâmica de 360 graus da cidade, pois possui uma altura de 95 metros com uma capacidade para 100 pessoas, além de oferecer um singular passeio às alturas através de seguros elevadores panorâmicos.
Pontos Turísticos de Teresina Palácio de Karnak
Sede do Poder Executivo do Piauí, o edifício em estilo neoclássico (com características gregas e romanas) chama atenção pela arquitetura e leva este nome devido a uma região da cidade egípcia de Tebas, o bairro Karnak. Sem nenhuma ligação específica com o Egito em si, o nome provavelmente foi somente uma homenagem dos construtores, que levantaram o Palácio de Karnak ainda no século XIX.
Pontos Turísticos de Teresina Museu do Piauí
Fundado em 1934, o museu do Piauí já passou por mudanças e revitalizações e hoje funciona a todo vapor na preservação da memória do Piauí.
Em seu acervo são encontradas aproximadamente 7 mil peças que contam a história do estado. Fósseis e artefatos pré-históricos, – como, por exemplo, machados primitivos, louças e porcelanas antigas, moedas, arco e flecha… – além de artesanato, quadros e mobília do século XIX é um pouco do material que você vai encontrar neste museu.
Pontos Turísticos de Teresina 
Localizado na região central da capital piauiense, o local oferece aos visitantes um anfiteatro, quiosques, estacionamento, academia popular, área de recreação e um lago artificial.
O ambiente é ideal para quem quer passear com a família, reunir os amigos em um piquenique, ler um livro sob as frondosas mangueiras ou simplesmente caminhar.
Construído ao lado da antiga estação ferroviária, onde funciona atualmente uma estação do metrô, o parque oferece uma paisagem com misto de antigo e moderno. De acordo com informações obtidas no local, uma residência de propriedade da extinta Rede Ferroviária Federal S.A (RFFSA), abrigava moradores de rua. Com a criação do parque, os habitantes ganharam uma unidade habitacional do Programa “Minha Casa, Minha Vida” e o prédio agora abriga o Museu do Inconsciente, onde obras e artesanatos produzidos por pacientes do Hospital Psiquiátrico Areolino de Abreu e dos Centro de Atenção Psicossocial (CAPS) estão expostas.
Um dos prédios do parque traz ainda uma exposição de artes santeiras exibindo as obras em madeira de vários mestres piauienses.
Desde sua inauguração, o Parque da Cidadania tem recebido um número cada vez maior de visitantes. Na última semana aconteceu uma série de homenagens no local por conta do falecimento do produtor cultural Júnior Araújo, vítima de acidente de trânsito e proprietário de um dos quiosques instalados no parque.